Olá! A ideia, neste blog, é que seja você, visitante, a fazer os posts. Para tal, é fornecido o user name: oblogaberto e a password: blogaberto Clique onde diz Comece Aqui e ponha o username e a password para começar a postar. Use-me... mas não me abuse!
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Arquivo do blogue

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Música angolana em Portugal nos anos 60 - continuação

Relativamente ao meu artigo anterior, fiquei profundamente desiludido com o facto de não ter encontrado uma gravação em video que fizesse minimamente justiça à memória da falecida cantora angolana Lilly Tchiumba. A minha afirmação, segundo a qual Lilly Tchiumba foi a mais autêntica de todas as vozes angolanas que se radicaram em Portugal na década de 60, não podia ser ilustrada por uma apagadíssima interpretação de uma medíocre cançoneta, que nem sequer respeitava a Angola nem nada. Era urgente que eu encontrasse algo que pudesse justificar a minha afirmação.

Procurei, voltei a procurar e continuei a não encontrar nenhuma gravação em video. Mas encontrei várias gravações em áudio, o que já não é mau. Nada mau mesmo. Assim, volto a pedir licença ao nosso amigo Toke para voltar a este assunto e dar a ouvir um pouco da verdadeira Lilly Tchiumba, tal e qual como ela cantava perante as câmaras da RTP, na década de 60 e princípios da de 70, sem ser em festivais da canção, bem entendido.

Get this widget Track details eSnips Social DNA

Lilly Tchiumba em "Nzambi", Deus


Encontrei esta e outras canções nesta página:

http://www.esnips.com/_t_/lilly.tchiumba.

Não hesite em escutar as outras canções que estão nela. Vale a pena ouvir Lilly Tchiumba.

Antes de terminar, quero ainda corrigir uma injustiça que cometi no meu anterior artigo. Esta injustiça diz respeito ao Duo Ouro Negro. Raul e Milo merecem muito mais do que a ligeiríssima referência que me limitei a fazer-lhes. A qualidade da sua música exige que eu também lhes dê o devido destaque. De entre todos os músicos angolanos, eles foram aqueles que tiveram maior êxito em Portugal, em qualquer momento. E não foi por acaso. A sua dignidade e o seu profissionalismo honraram sobremaneira Angola e os angolanos. É importante que isto seja dito.




Duo Ouro Negro em "Kurikutela", o comboio do Caminho de Ferro de Benguela

(Colocado por Denudado)

1 comentários:

Encounters Nepal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.